Córsega

Córsega é uma ilha pertencente à República da França, situada na Costa Azul, a Sul, junto à Ilha Italiana da Sardenha. A sua população ronda os 300 mil habitantes e actualmente é um dos melhores destinos existentes para os amantes do desporto, da natureza e das paisagens.

A ilha está situada a 200 km a sudeste da Riviera Francesa no mar Mediterrâneo, no auge da cidade italiana de Toscana. É incrivelmente uma ilha muito bela por isso não é de admirar que os gregos lhe deram a designação de Kalliste, a Bela. Tem quase mil quilómetros de praias, com quase um terço das extensas praias douradas e fina, é o local ideal para umas férias praticando desportos aquáticos, mergulho, caminhadas ...



O que fazer?

Além da sua vida nocturna incrível e a gastronomia, pode desfrutar nestas terras todos os tipos actividades desportivas, tanto aquáticas como terrestres, além disso, pode também se empenhar em excursões nas principais cidades como por exemplo a capital, Ajaccio, o berço de Napoleão Bonaparte, ou Bastia, a capital da região Norte. Outras cidades, como Tribunal, Calvi e Porto Vecchio também são dignas de serem visitadas, especialmente as duas últimas, ambas são as mais turísticas da ilha.
Se desejar, tem a oportunidade de visitar a ilha Lavezzi ou ilhas Sangrientas, onde pode desfrutar de um dos mais espectaculares pôr-do-sol que possa imaginar.


Gastronomia

Não se pode ir à Córsega sem experimentar os enchidos ligeiramente fumados tipo lonzu (lombo de porco) ou coppa (pescoço), bem como os queijos como o brocciu, queijo branco fresco que se usa também para rechear a massa e fazer doces como o fiadone ou a falculella, doce típico feito com farinha de castanha. A gastronomia corsa assenta na trilogia mediterrânea da oliveira, cereais e vinho, ampliada, neste caso, à castanha. Alguns pratos típicos são o aziminu, uma variante da bullabesa (sopa de peixe e marisco que se serve sobre pão) e a cebolada de javali.

 
Como chegar?

Sendo servida por quatro principais aeroportos, Ajaccio, Bastia, Calvi e Figari; Córsega encontra-se a pouco mais de uma hora de voo a partir dos aeroportos de Birmingham, Gatwick. Manchester e Stansted, tendo como aliada a companhia de baixo custo EasyJet. As ligações aéreas entre o Reino Unido e Córsega fazem-se apenas, e unicamente, aos Domingos.


Não Perca:
Festivais Rurais:
Foire de l'Olivier, num cenário encantador de um olival em Montemagiorre, esta feira homenageia as azeitonas de Balagne.
Foire de l'Amandier, com exposições de pinturas, eventos para crianças e concursos de cozinha em torno das amêndoas e amendoeiras, acontecendo durante o mês de Agosto.
Fiera di U Vinu, no coração da vila de Luri, esta feira é o ponto de encontro para os produtores de vinho da Córsega e convida os visitantes a experimentar o vinho local, tendo mês marcado para Julho.


Festivais musicais:
Calvi Jazz Festival de 23 a 28 de Junho.
Nuits de la Guitare, acontece todos os anos no mes de Julho e tem como convidados os melhores guitarristas de todo Mundo, sejam eles de Jazz, Flamenco, Blues ou Rock!


Desporto Automobilismo:
Rally da Córsega a 03 de Outubro 2010.
Sebastien Loeb foi o vencedor do último rally na Córsega, em 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário